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CONSELHEIRO ANTONIO PRADO

25/02/1840 | 23/04/1929

Biografia

Antônio da Silva Prado, ou Conselheiro Antônio Prado (São Paulo, 25 de fevereiro de 1840 — Rio de Janeiro, 23 de abril de 1929) foi um advogado, agricultor, político, primeiro prefeito de São Paulo e empresário brasileiro. Esteve diretamente envolvido na elaboração da Lei dos Sexagenários e da Lei Áurea.

Formado na Faculdade de Direito de São Paulo em 1861; cursou especialização em direito em Paris. Foi chefe de polícia em São Paulo. Deputado provincial de São Paulo (1862-1864). Foi deputado federal, na época se dizia "deputado geral", em 1869 e em 1872 pelo Partido Conservador. O conselheiro publicava suas opiniões no órgão do Partido Conservador, o Correio Paulistano, que foi de sua propriedade a partir de 1882, e que mais tarde se tornou o órgão do Partido Republicano Paulista, ao qual o conselheiro se filiou.

Em 1878, foi inspetor especial de terras e colonização da Província de São Paulo.

Foi partidário da abolição, e, foi ministro da agricultura. Foi incentivador da imigração italiana no Brasil sendo um dos fundadores da "Sociedade Brasileira de Imigração". Foi também ministro das relações exteriores. Foi incentivador de ferrovias, tendo, no ministério da agricultura, autorizado a construção de muitas linhas férreas no Brasil.

Como ministro da agricultura, em 1885, (ver Gabinete Cotegipe), participou da elaboração e assinou, junto com a Princesa Isabel, a Lei Saraiva-Cotegipe, também chamada lei dos sexagenários, lei que previa a abolição gradual da escravatura negra no Brasil com indenização aos proprietários de escravos.

Tornou-se senador em 1886, e, conselheiro do Império do Brasil em 1888.

Em 1888, o conselheiro Antônio Prado fez parte do Gabinete João Alfredo que elaborou o projeto da Lei Áurea. Quando da Abolição dos escravos, o "Correio Paulistano" lembrou o trabalho de Antônio da Silva Prado em prol da Campanha Abolicionista: "O eminente estadista, glória imortal da Província do São Paulo, quando voltou das campanhas do parlamento brasileiro, tocou a rebate, reuniu o exército, e, como adestrado generalíssimo, da tribuna e da imprensa, deu começo ao assombroso combate, cuja vitória não tardou a se declarar logo em favor da hoste guerreira que na frente conduzia a bandeira branca da abolição. Honra, pois, ao sr. Conselheiro Antônio da Silva Prado." 

Tomou posse como intendente do município de São Paulo em 7 de janeiro de 1899, sendo o primeiro governante do município a receber o título de prefeito. Permaneceu doze anos no cargo de prefeito, até 15 de janeiro de 1911, o que o torna o prefeito de São Paulo que mais tempo ficou no cargo. Foi um dos fundadores do Automóvel Clube de São Paulo. 

Procurou modernizar a cidade, através da construção de pontes e o aterramento de várzeas que, em período de chuvas, impediam a ligação entre as várias regiões da cidade de São Paulo.

Foi responsável, em seu mandato, pela implantação do sistema de energia elétrica na cidade de São Paulo, em 1900, graças a uma usina hidroelétrica construída em Santana de Parnaíba, através da empresa canadense The Sao Paulo Light & Power, que ocupava o atual centro comercial do mesmo nome. Com a energia elétrica instalada, a Light passou a operar, em 1900, bondes elétricos na cidade de São Paulo, substituindo o "bonde-a-burros" .

Embora tivesse sido em sua gestão que ocorreu a construção do Teatro Municipal, deixou o cargo de prefeito em 15 de janeiro de 1911, sendo o Teatro Municipal inaugurado pelo então prefeito Barão Raimundo da Silva Duprat em setembro de 1911, ao lado do Viaduto do Chá. Antônio Prado inaugurou a Pinacoteca do Estado e a Estação da Luz Construiu a avenida Tiradentes onde se localizam as duas obras citadas.

Neste período em que foi prefeito de São Paulo, a população aumentava vertiginosamente: como consequência do fim da escravidão, grandes levas de imigrantes vieram para o Brasil, principalmente italianos (estima-se que na primeira década do século XX cerca de 900 mil deles chegaram ao país), fazendo a população da cidade saltar para quase 400 mil habitantes, e, em 1908, chegaram os primeiros japoneses. A maciça ocupação da cidade por estrangeiros ocorreu devido à rápida industrialização, com destaque para os setores têxtil e de alimentação.

Depois de deixar o cargo de Prefeito Municipal, o Conselheiro Antônio Prado deixou a política, só a ela retornando para fundar, em 1926, o Partido Democrático (1930), emprestando seu prestígio político à nova sigla. A reunião de políticos que fundou o Partido Democrático foi realizada em sua residência.

Antônio da Silva Prado e seu irmão Martinho Prado Júnior, (o Martinico Prado), foram colonizadores na região de Ribeirão Preto adquirindo a Fazendas São Martinho (na atual Pradópolis) e formando a Fazenda Guatapará que chegaram a possuir 20 milhões de pés de café. A Fazenda Guatapará recebeu o Rei da Bélgica, Alberto I da Bélgica, em setembro de 1920. Tal era o prestígio da família Silva Prado e do seu palacete que chegou a hospedar os reis da Bélgica.

O conselheiro Antônio Prado também formou a fazenda Santa Veridiana, nome que homenageia sua mãe, que chegou a ter 4 milhões de pés de café, localizada no atual município de Santa Cruz das Palmeiras. Criou também o balneário do Guarujá, um empreendimento pioneiro para a época, o início do século XX.

Antônio da Silva Prado foi banqueiro proprietário do Banco do Comércio e Indústria do Estado de São Paulo, conhecido posteriormente como Banco Comind, da Vidraria Santa Marina e dono de um frigorífico em Barretos e fundador, proprietário e presidente da Companhia Paulista de Estradas de Ferro por 36 anos. A Paulista, ficou conhecida mundialmente por sua eficiência e pontualidade e, se dedicou principalmente ao transporte de café e carnes. Foi também um dos pioneiros em reflorestamento no Brasil, plantando bosques para abastecer de lenha a Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Quando faleceu no Rio de Janeiro, em 1929, seu filho Antônio da Silva Prado Júnior era o prefeito da cidade.

Fonte: Wikipedia.

Galeria de Memórias

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