O Sepultamento, obra de Victor Brecheret, de 1923.
Escultura em granito medindo 2,26 metros de comprimento por 3,6 metros de altura. Produzida em 1928, esta escultura representa a Virgem Maria com Cristo morto em seu colo e acompanhada por quatro mulheres.
A obre premiada no Salão de Outono de Paris, em 1923, é uma Pietá, tratando de tema tradicional do religioso através de uma solução formal não convencional, com forte referência à Teoria da Pura Visibilidade.
A Teoria da Pura Visibilidade foi criada pelo crítico de arte alemão Konrad Fiedler (1841-1895) e se caracteriza pela simplificação da forma, pela apreensão unitária da figura e pelo entrelaçamento de planos, pelo valor da verticalidade e horizontalidade e pela importância da luz sobre a obra.
FONTE: A obra “Sepultamento”de Victor Brecheret:diálogos entre passado e presente,sua novidade e seu legado - KELLY SILVA DE OLIVEIRA.
Victor Brecheret, nascido Vittorio Breheret (Farnese, 15 de dezembro de 1894 — São Paulo, 17 de dezembro de 1955), foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do Brasil. Foi o responsável pela introdução do modernismo na cultura e escultura brasileira. Apesar de ser um dos principais artistas da vanguarda, Brecheret nunca abandonou sua formação artística clássica, ligada à arte greco-romana e renascentista.
Para ler mais:
https://www.academia.edu/101355813/A_obra_Sepultamento_de_Victor_Brecheret_di%C3%A1logos_entre_passado_e_presente_sua_novidade_e_seu_legado